terça-feira, 15 de setembro de 2009

Turnos - Dicas Para um Bom RPG Potteriano de Orkut

Dica Number Two...
(Colaboração: Matheus Black Weasley )


O que é um turno?

"Em RPG,turnos ou rodadas são os momentos de ação do personagem do jogador,ou seja,ele só pode agir no seu turno."

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)


O que isso significa?

Turno, é onde você vai descrever a ação do seu personagem. Simples não é? Nem tanto.
O conceito é fácil de entender, mas há certas convenções a serem seguidas. Embora todo mundo pareça achar simples o conceito de Turno, são poucas as que fazem um bom turno.


Há uma ordem para postagem de turnos?

Quando está-se em uma conversação (não em uma batalha), é convenção esperar que todos os personagens que estão envolvidos nessa conversação postem antes de postar. Assim, espera-se a sua vez. Um exemplo bem simples a ser dado é uma conversa entre duas pessoas. Quando você fala algo, espera que seu interlocutor responda, antes de prosseguir ou mudar de assunto. Dessa forma também, é no RPG. Seu personagem fala ou age, e espera que os demais envolvidos na conversa ou ação manifestem-se.
Já em um duelo ou batalha, a coisa muda um pouco de figura. Quando um RPG joga apenas por turnos, a convenção acima explicada se mantém, entretanto, a maioria predominante dos RPGs joga por minuto, por tempo. O que significa que o personagem, tendo um tempo de resposta determinado, deve apressar-se a postar a resposta aos ataques que receber e os seus próprios ataques antes de atingir o tempo limite. Assim sendo, é um pouco mais difícil respeitar a ordem de postagem.


O que é importante colocar num turno inicial?

No RPG Potteriano de Orkut, sugerimos um turno incial bem detalhado. Explique exatamente como e por onde chegou ao lugar onde vai começar a turnar, certificando-se de que os meios de chegada que decidir usar sejam aceitos. Caso os moderadores ca comunidade onde estiver jogando não predeterminem esses fatores(grande parte das comunidades deixa clima e hora predeterminados), sempre que possível faça referências ao clima e ao horário em que seus turnos começam a se passar,no entanto, leia atentamente os turnos dos demais jogadores antes de fazer isso e inter-relacione os seus turnos aos deles. (A final, ficaria esquisito um dizer que está uma noite de céu limpo e outro dizer que está um dia tempestuoso.) E descreva bem as roupas, acessórios e as características físicas e psicológicas básicas de seu personagem.


Todos os meus turnos devem ser quilométricos?

Não!
Turno grande não é sinônimo de turno bem feito.
O primeiro sim, talvez fique um pouco grande, pois deve conter a inicialização da posição de seu personagem acerca da atmosfera do local onde está chegando. Mas os demais devem ser apenas detalhados ao explicar o que o personagem está fazendo de forma que isso se torne visível aos demais jogadores.
Um turno bem feito, pode caber em apenas três linhas.Não é necessário escrever textos enormes pra se fazer entender.
No entanto... Não faça turnos pobres!
os turnos devem conter algumas coisas básicas. Vai muito do bom-senso do jogador elaborar seus turnos. Leve sempre em consideração que o jogo tem por intenção fazer com que os demais jogadores e os leitores, possam visualizar tudo o que está acontecendo, então seja detalhado ao descrever cada uma das ações de seu personagem, de modo que essa consistência se torne possível. Por exemplo, sempre que o personagem pensar algo, detalhe isso como uma ação, e lembre-se de que se ele muda de humor de uma forma que seria perceptível caso se relacionasse a uma pessoa real, então deve ser perceptível aos demais presentes ou aos futuros leitores que ele teve alteração se humor. Porque? Porque o RPG tem por intenção simular a realidade da forma mais fiel possível!


Um exemplo de turno inicial:
"A frieza da noite seria ligeiramente incômoda caso alguém estivesse no grande saguão receptor naquele momento. O silêncio era notório, quando o ecoar de passos calmos o quebrou. O dono de tais passos, um garoto com seus dezessete anos com cabelos negros, pele clara e altura mediana, adentrava o local após descer pelo elevador/cabine telefonica, que era a entrada para visitantes, caminhando distraído, observando a sua volta e refletindo... Sua vestimenta simples, composta por um terno preto convencional em perfeita combinação com calças, camisa e sapatos também pretos, fazia dele uma figura um tanto comum em meio a outras pessoas... se ali houvesse outras pessoas, certamente passaria despercebido.Com uma expressão um tanto distante, o jovem põe-se a observar a fonte dos irmãos mágicos, absorto nos próprios pensamentos."


Um exemplo de turno empregado após o inicial:
"Espreguiçando-se, o jovem, chamado Tom, caminha calmamente até a fonte a qual estivera observando e senta-se em sua borda, tocando a água fria levemente com as pontas dos dedos"

4 comentários:

  1. muito boa a explicação! joga rpg de turno no orkut a 4 anos, e tive que aprender "quebrando a cara" mesmo...

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  2. Thalita postou no meu aniversario KKK

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  3. Explicação Ótima. Tenho certeza que depois dessas dicas meus turnos começaram a ser melhores do que já são -q

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